Carregando . . .

O desafio está lançado: 7 metas para uma alimentação mais saudável em 2021

Começo de ano é sempre uma boa oportunidade para rever velhos hábitos, criar novas rotinas e buscar sua melhor versão. Para te ajudar, separamos sete metas para você ter uma alimentação mais equilibrada e consciente em 2021. Vamos lá?

  1. Inclua frutas, verduras e legumes em sua dieta diariamente: Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal é consumir pelo menos 400g ao dia, o que pode ser atingido facilmente se você consumir legumes e verduras no almoço e jantar e incluir frutas em pelo menos duas refeições.
  2. Aprenda a cozinhar: Preparações caseiras geralmente tem um menor teor de sal, açúcar e gordura. Além disso, não possuem substâncias como os corantes, conservantes, edulcorantes e aromatizantes . Não sabe por onde começar? Tente fazer um arroz com feijão acompanhados de vegetais variados. O simples sempre funciona!
  3. Beba a quantidade certa de água: Ela é essencial para a manutenção da vida. Para alguns, a ingestão de dois litros de água por dia pode ser suficiente, mas se você quer estimar a sua quantidade diária, faça esse cálculo: multiplique seu peso por 35, o resultado será a quantidade em mililitros que você deve beber por dia. Exemplo: uma pessoa de 70 quilos precisa beber em média 2450ml de água por dia. Dica: tenha sempre um copo ou garrafa de água por perto para aumentar o consumo.
  4. Coma alimentos da época: Quando são cultivados em seu período natural, eles captam mais nutrientes do solo, que resulta em alimentos mais nutritivos. O simples ato de comprar frutas da estação já é uma maneira de aplicar o consumo consciente na sua rotina. Para ser mais sustentável ainda, busque feiras orgânicas e ajude a melhorar sua saúde e a do planeta. 
  5. Cuidado com o excesso de sal, açúcar e gordura: Este excesso é um dos grandes responsáveis pelo aumento nos casos de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Procure usar com moderação nas preparações caseiras e escolha as versões mais naturais, como por exemplo o sal marinho, o açúcar mascavo e o azeite de oliva extravirgem.
  6. Diminua o consumo de produtos de origem animal e aumente o consumo de produtos de origem vegetal: Uma forma simples de aumentar esse consumo de produtos de origem vegetal, é incluindo por exemplo uma pasta de amendoim ou grão-de-bico no café da manhã, feijão no almoço e uma salada bem colorida com lentilha no jantar. Por ser composta de alimentos naturalmente ricos em fibras e fitoquímicos, a alimentação vegetariana balanceada tem uma infinidade de benefícios, promove a saúde, ajuda na prevenção e controle de doenças, além de causar grande impacto positivo no meio ambiente.
  7. Faça as pazes com a comida: Evite dietas restritivas, lembre-se que além de nutrir o corpo, o alimento também é uma fonte de prazer. Não existe alimento proibido ou milagroso, mocinho ou vilão. Em vez de se privar para depois correr o risco de perder o controle frente a um chocolate por exemplo, simplesmente coma com moderação quando sentir vontade. O que deve prevalecer é o equilíbrio, uma alimentação variada e baseada em alimentos naturais aliada a prática regular de atividade física.

Uma alimentação nutritiva e equilibrada é um dos segredos da longevidade com qualidade de vida e saúde. Se cuide hoje para uma vida melhor amanhã! Feliz 2021!

Leia também...