Carregando . . .

Festas de final de ano: guia de sobrevivência para vegetarianos

Datas como Natal e Ano Novo geralmente são um pouco desafiadoras para vegetarianos e veganos, porque a maioria dos pratos levam carnes e derivados de origem animal. Mas calma! Estamos aqui hoje para te ajudar com dicas para passar as festas de fim de ano com tranquilidade.

Paciência e bom humor

Pode ter certeza de que quando algum amigo ou familiar fica questionando sobre sua escolha em se tornar vegetariano, ele não quer te provocar (na maioria das vezes! rs). O fato é que as pessoas cresceram acreditando que comer carne é normal e sempre que alguém pensa diferente, isso desperta curiosidade ou até mesmo certa resistência. Nestes casos, seja paciente, respire fundo e responda com um sorriso no rosto de forma simples e objetiva (nada de dar sermão, hein!). Não é a melhor hora de dar uma aula sobre vegetarianismo, a não ser que a pessoa demonstre real interesse sobre o assunto.

Informação

Informação é poder! Leia sobre o tema em sites confiáveis, como por exemplo o da Sociedade Vegetariana Brasileira. Sempre que for questionado sobre alguns mitos do vegetarianismo como por exemplo: “e as proteinas?” “mas nem peixe?” “você vai ficar doente”, responda que tem segurança de sua escolha, e todos estes mitos já foram derrubados graças à evolução dos estudos científicos. Se ofereça para enviar referências e mude de assunto, o momento em família tem que ser celebrado sem causar desconfortos.

Veganize a ceia

Leve seu melhor prato vegano ou faça versões veganas de pratos tradicionais. Você pode fazer por exemplo uma entrada com petisco de grão-de-bico assado, como prato principal um rocambole de lentilha recheado com vegetais ou um tender vegano, diversos acompanhamentos e saladas como farofas, arroz à grega, tabule de quinoa, legumes assados e até mesmo uma sobremesa substituindo o leite animal por leite vegetal, enfim, solte a criatividade, busque receitas na internet, faça um teste antes e sirva saúde e amor para sua família. Não tem habilidade na cozinha? Você pode encomendar algo bem gostoso e surpreender a todos! Evite levar uma marmita só para você, leve o suficiente para todos experimentarem para mostrar que é possível ter uma alimentação saborosa sem produtos de origem animal.

Diversas pesquisas mostram que as pessoas têm reduzido o consumo de produtos de origem animal. Atualmente temos vários produtos veganos sendo lançados e as pessoas têm refletido cada vez mais sobre o impacto de suas escolhas diárias, incluindo a alimentação. Lembre-se que uma das motivações para você parar de comer carne foi a empatia pelos animais, tenha também pelas pessoas que ainda não pensam como você. Keep calm and o futuro é vegano! 😉

Boas Festas!

Leia também...