Carregando . . .

É Festa Junina! Descubra as curiosidades e o sabor de cada região do país

A Festa Junina chegou ao Brasil já no século 16, através da influência portuguesa. Originalmente, era uma festa religiosa, em homenagem a santos como São João e Santo Antônio. Embora ainda tenha esse caráter religioso (em muitos lugares a festa ainda é chamada de “São João”), a Festa Junina tornou-se um evento popular espalhado e amado por todo o Brasil. Embora a tradição da Festa Junina, com bandeirinhas, camisas xadrez e as comidas típicas, cheias de receitas à base de milho, esteja em todo o país, cada região do Brasil faz a festa do seu próprio jeito, colocando um tempero próprio e tornando essa uma das festas mais queridas em todo o país.

Confira algumas curiosidades das festas juninas pelo Brasil:

Região Sul: pinhão e quentão

Um dos ingredientes adicionados nas festas juninas da região sul é o pinhão. Muito comum na região, principalmente no Paraná, o pinhão encontra seu espaço nas receitas e mesmo sozinho, assado ou cozido. Na região também é fácil de encontrar o famoso quentão, uma receita de vinho quente que leva gengibre, canela e diversos ingredientes, dependendo da região.

Região Nordeste: as maiores do mundo

As Festas Juninas da região nordeste são as maiores do país. Em Campina Grande, na Paraíba, a Festa Junina chega a reunir milhões de pessoas de todos os cantos do país e do mundo. Como não poderia deixar de ser, o destaque culinário é o milho e as receitas variadas desse grão, como a canjica – não é à toa: o milho é comumente colhido em junho, bem na época das festividades.

Região Norte: caprichoso e garantido

Na região norte do país, a Festa Junina se confunde com outra festa muito popular e querida pelo povo, a festa do Boi-Bumbá. No último final de semana do mês acontece o Festival Folclórico de Parintins, a grande festa popular da região, que apresenta a famosa disputa de dois bois, o Garantido e o Caprichoso – duas associações que disputam o título nos três dias de festa em diversas categorias, com grandes alegorias e encenações nas quais são exploradas as temáticas regionais, as lendas, as histórias ribeirinhas, o conhecimento das tribos indígenas e a história do Boi-Bumbá.

Região Centro-Oeste: cururu e sopa paraguaia

A festa junina da região centro-oeste é bastante influenciada pelos países que fazem fronteira com os estados da região, como o Paraguai. Por isso, além de dançar quadrilha, nas festas também se dança o cururu, uma espécie de desafio entre os violeiros. Outra influência está na culinária: um dos pratos típicos das festas juninas da região é a sopa paraguaia – que de sopa não tem nada: é uma torta com farinha de – adivinha? – milho e queijo.

Região Sudeste: tradições de todos os lados

A principal característica da região sudeste é a grande quantidade de gente vinda de outros lugares do país, e isso reflete-se muito claramente nas expressões culturais, como a Festa Junina. Tradições de todos os lados do país são absorvidas pelas festas da região, principalmente em São Paulo. Isso não quer dizer que as festas juninas da região não tenham suas próprias peculiaridades: na cidade de Piranguinho, em Minas Gerais, por exemplo, é confeccionado o maior pé-de-moleque do mundo, que é distribuído a todos os participantes da tradicional festa da cidade.

Ficou com água na boca para aproveitar os sabores da Festa Junina? Então aproveite as promoções da Festa Junina Vapza. É muito desconto para você comer comida de verdade com sabor de arraiá! 

Leia também...