Carregando . . .

As mulheres precisam de praticidade na alimentação

O título desse artigo nos leva a pergunta: Só as mulheres precisam de praticidade na alimentação? Não! Todos precisam, mas elas um pouquinho mais… entenda os motivos.

Em pesquisa sobre a divisão de tarefas domésticas no Brasil, publicada pelo IBGE em maio de 2019, 95,5% das mulheres cozinham contra 60,8% dos homens realizando essa mesma atividade.

Os motivos são múltiplos: cultura, pressão social para que a mulher se responsabilize pelas tarefas domésticas, desequilíbrio estrutural na distribuição dos cuidados com a casa entre homem-mulher, uma lista infindável.

E a pressão não acaba por aí, o IBGE cita que as mulheres dedicam 21,3 horas por semana aos afazeres domésticos contra 10,9 horas por semana dedicados pelos homens.

Mas, e a pandemia? Não mudou esses números?

Em alguns lares talvez. Escolas destacaram o papel dos pais (homens) como tutores na educação escolar em casa, casais e famílias redistribuíram tarefas, porém, dentre os milhares de desempregados impactados há de se ressaltar que as mulheres sofreram mais por atuarem predominantemente em setores diretamente afetados pela pandemia como hotelaria, alimentação e serviços domésticos.

Mas, se as mulheres foram mais impactadas pelo desemprego, elas de fato têm mais tempo para cozinhar! Essa máxima não é verdadeira já que 45% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres. Isso significa que elas são as provedoras de recursos para suas famílias. Outro fato é, segundo dados do Sebrae, da massa de empreendedores, 46% são mulheres, ou seja, as mulheres estão a toda, buscando caminhos para geração de renda e precisam de ajuda para se alimentar e alimentar suas famílias com qualidade.

Fica claro então que soluções práticas e convenientes não são tendência, são uma necessidade. Nem sempre a busca é pela refeição totalmente pronta, mas, semipronta para finalização. Vegetais descascados, frutas cortadas, legumes cozidos, carne pré temperada ou pronta, enfim, soluções que ajudem a mulher a combinar produtos que façam parte dos hábitos da sua família, com seu toque especial, permitindo preparar refeições completas em menos de 30 minutos.

Torço para que nossa sociedade evolua para um formato mais equilibrado na divisão de tarefas entre mulheres e homens, mas, enquanto isso não acontece, reforço ao varejo alimentar e a indústria de alimentos: façam mais pelos seus clientes! A busca por uma alimentação gostosa e saudável é um compromisso contínuo, então, não esqueçam: reduzam sódio, açúcar e gorduras saturadas.  

Um abraço e até o próximo.

Leia também...