Carregando . . .

3 dicas para turbinar sua imunidade através da alimentação

A alimentação baseada em comida de verdade nutre o corpo e fortalece a imunidade

Com uma dieta balanceada e rica em alimentos naturais é possível consumir todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde e ainda dar uma ajudinha para o sistema imunológico. Confira as dicas e coloque em prática hoje mesmo:

1. Evite a ingestão de xenobióticos

Os xenobióticos são substâncias estranhas ao nosso organismo que agem como disruptores endócrinos, aumentando assim a susceptibilidade para infecções assim como o risco para o desenvolvimento de doenças como câncer, obesidade, Mal de Alzheimer, infertilidade e dificuldades de aprendizado.

São encontrados em pesticidas agrícolas (agrotóxicos), alimentos em embalagens de plástico e enlatados, aditivos alimentares, entre outros. Para reduzir essa ingestão:

  • Consuma alimentos orgânicos sempre que possível;
  • Tenha em casa mais recipientes de vidro e não aqueça alimentos em embalagens plásticas, pois podem transferir o Bisfenol (xenobiótico) para o alimento. Prefira os recipientes e embalagens BPA-free.
  • Evite consumir produtos industrializados contendo aditivos, corantes, conservantes e edulcorantes (adoçantes) artificiais.

2. Atenção aos suplementos, sucos detox e shots para a imunidade

Suplementos como vitamina C, vitamina D, própolis, glutamina, zinco, polivitamínicos e proteínas em pó podem oferecer um suporte a mais para a imunidade, mas para adequar as quantidades fale com um nutricionista. Não use sem orientação, pode oferecer riscos à sua saúde.

O posicionamento oficial do Conselho Federal de Nutricionistas diz que não existem protocolos técnicos nem evidências científicas que sustentem alegações milagrosas. Ou seja, a alimentação saudável depende de uma diversidade alimentar, não de supostos superalimentos isolados.

3. Tenha uma alimentação baseada em vegetais

Um documento publicado pela revista científica The Lancet afirmou que uma dieta rica em alimentos à base de plantas e com menos alimentos de origem animal confere benefícios à saúde. A transformação necessária para melhorar a saúde das pessoas é dobrar o consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais, legumes e nozes, e reduzir mais de 50% no consumo de açúcares adicionados e carnes.

Busque ter uma alimentação mais natural. Inclua sempre:

  • Grãos integrais: arroz integral, milho, quinoa, aveia.
  • Leguminosas: feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja, amendoim.
  • Oleaginosas: castanhas, pistache, amêndoas, avelã, macadâmia;
  • Sementes: chia, linhaça, girassol, abóbora, gergelim;
  • Frutas, legumes e verduras da estação.

Com uma alimentação vegetariana balanceada, você consegue oferecer energia e nutrição para suas células e reduzir as chances de ficar doente. Atente-se aos seus níveis sanguíneos de vitamina D e vitamina B12, pois são deficiências muito comuns na população em geral (incluindo as pessoas que comem alimentos de origem animal).

Como a resposta imune do nosso organismo depende de múltiplos fatores do estilo de vida, não esqueça de, além de cuidar de sua alimentação, beber muita água, praticar atividade física regularmente, não fumar e nem consumir bebida alcoólica. Procure ter um sono reparador e gerencie o estresse. Um corpo cansado fica mais susceptível a doenças. Se cuide! Comece agora mesmo a mudar para sua melhor versão!

Leia também...